quero deixar de fumar

quero deixar de fumar

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 3

o que devo fazer para deixar de fumar....

tudo menos pensos...

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: quero deixar de fumar

por Utilizador apagado -

Algumas recomendações para deixar de fumar:

1- Estabeleça uma data para deixar de fumar.

2- Modifique o ambiente que o rodeia: retire todos os cigarros e cinzeiros da sua casa, automóvel e local de trabalho; não permita que as pessoas fumem em sua casa.

3- Uma vez que decidiu deixar de fumar, não fume – nem sequer uma “passa”.

4- Comunique à sua família, amigos e colegas de trabalho que vai deixar de fumar e que precisa do apoio deles. Peça-lhes que não fumem perto de si, nem deixem cigarros à vista.

5- Procure apoio especializado. Existe uma consulta anti-tabágica no Centro de Saúde de Vila Verde. A equipa do GAAPS pode encaminhá-lo para esta consulta.

Não precisa percorrer esse caminho sozinho, pode dispor sempre da equipa do GAAPS!

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: quero deixar de fumar

por Utilizador apagado -

O Centro de Saúde de Vila Verde, iniciou em Maio de 2005 a Consulta de Cessação Tabágica nas Extensões Vila Verde e Prado, com uma equipa Multidisciplinar (Médico, Enfermeiro e Psicólogo), proporcionando um apoio integrado ao utente fumador inscrito no Centro de Saúde de Vila Verde, que pretende envolver-se num plano/ tratamento de cessação tabágica. O tratamento é individual e negociado com o utente, mediante a sua motivação e dependência.

Esta consulta está aberta a todos os utentes inscritos no Centro de Saúde pertencentes ao Concelho de Vila Verde, que podem através do médico de família ou da enfermeira da sua extensão de saúde (Vila Verde; Prado; Escariz; Ribeira do Neiva; Portela do Vade; Valbom e Pico de Regalados) ou pessoalmente recorrer a esta consulta ( Telef.: 253 310 850)

A Consulta de Cessação Tabágica funciona quinzenalmente às 3ª feiras das 16h ás 18 horas no Centro de Saúde em Vila Verde e às 5ª feiras das 14 h às 17 horas na Extensão de Prado.

O utente Fumador que recorre ou é enviado à consulta preenche uma ficha de inscrição com dados relevantes para a consulta. Também é efectuado o teste de Fagerström que avalia o grau de dependência de nicotina, assim como o teste e Richmond para avaliar o grau de motivação de cessação tabágica.

Deixar de fumar é difícil mas não impossível. Siga os seguintes conselhos:

Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso;

Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade;

Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir;

Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos;

Pratique actividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores;

Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objectos relacionados com o hábito de fumar.

Se não conseguir à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar.

A equipa da Consulta de Cessação Tabágica do Centro de Saúde de Vila Verde e Prado tem sempre disponibilidade para apoiar um fumador que quer fazer parte dos Não Fumadores.

                                                                                        Enfermeira Isabel Costa

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: quero deixar de fumar

por Beatriz Santos -
Por que não estabeleceres como data para deixar de fumar o início da implantação da lei anti-tabagismo, que acaba de entrar em vigor. Afinal de contas, agora, tens menos locais onde te é permitido fumar. Não te parece?