Detecção da diabetes

Detecção da diabetes

por Utilizador apagado -
Número de respostas: 2

Antes demais, quero felicitar o GAAPS pelo apoio prestado aos alunos.

Depois, gostaria de saber como é feito e se é necessário algum tipo de indicação por parte do médico de família para se realizar o teste de detecção da diabetes.

Além disso, também agradecia que, se fosse possível, me indicassem o horário de atendimento no Centro de Saúde de Vila Verde (não tenho a certeza se continua a ter essa designação), no caso específico de poder fazer-se lá esse rastreio.

Obrigada pela disponibilidade,

Cecília Soares

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: Detecção da diabetes

por Utilizador apagado -

Olá Cecília

Para detectar a diabetes mellitus - doença metabólica -  é sempre necessário analises laboratoriais  solicitadas pelo  médico . A pesquisa de glicemia capilar ( vulgarmente denominada pela «picada no dedo»)  por si só não tem significado fiável.

Para saberes mais sobre a doença podes consultar os sites

www.min-saude.pt    menu: doenças cronicas,  menu:diabetes

www.apdp.pt    Associação Portuguesa dos Diabéticos de Portugal

Relativamente à segunda questão, os Centros de Saúde  estão em reestruturação  e designam-se por Unidades de Saúde.  Deves contactar a tua Unidade de Saúde/ Extensão de Saúde e solicitares toda a informação que necessitas, uma vez que não nos identificas a Unidade de Saúde a que pertences.

Ao dispor,

 Maria do Céu Morais- Enfermeira de Saúde Comunitária

Coordenadora da Saúde Escolar - Unidade de Saúde Publica - Vila Verde

Em resposta a 'Utilizador apagado'

Re: Detecção da diabetes

por Beatriz Santos -

Olá Cecília

Obrigada pela simpatia.

Hoje tivemos no GAAPS uma enfermeira que nos respondeu às tuas questões. Podes fazer a detecção da diabetes na "consulta jovem" do Centro de Saúde de Vila Verde. Para isso, apenas terás que te deslocar a essa instituição, à 6ª feira à tarde, entre as 2h e as 5h, e questionares na recepção onde ocorre essa consulta.

Qualquer outra dúvida estamos ao dispor aqui ... ou no GAAPS!

Beatriz