Dieta de Primavera, para aqueles que se "perderam" no Inverno

Dieta de Primavera, para aqueles que se "perderam" no Inverno

por Beatriz Santos -
Número de respostas: 0
Na primavera, as dúvidas de sempre ...

A "dieta da primavera", que à primeira vista parece mais uma daquelas míticas dietas universais para perder peso em pouco tempo, só recebeu este nome por se pensar nas restrições que se começam a fazer nesta estação do ano com vista ao biquini e ao vestuário arejado que se impõem por altura do verão.

Então, aqui vai a dieta da primavera (que deve continuar nas outras estações...)

Pequeno-almoço
- 250 ml de leite ou iogurte magro (ou 30 g de queijo)
- 6 colheres de sopa de cereais ou 1 pão com pouca manteiga ou compota

Merenda da manhã
- 1 iogurte ou 125 ml de leite
- 3 bolachas Maria, torrada, ou 6 de água e sal pequenas (sem gordura). Se preferir, uma peça de fruta

Almoço
- 1 prato (cheio) de sopa de legumes (com base de farináceos fina)
- 100 g de carne, ou pescado ou 2 ovos
- 1 chávena almoçadeira de arroz, massa, grão, feijão, favas ou lentilhas ou 2 batatas médias (tamanho de um ovo) ou 1 pão (pode comer 1 sopa e uma sande)
- 1 chávena de legumes (sem ou com muito pouco azeite)
- 1 peça de fruta

Primeiro lanche (este lanche pode ser substituído por um gelado de 200 kcal)
- 1 iogurte
- 1 pão com ½ queijo fresco, queijo magro ou fiambre de aves ou 6 bolachas ou 6 colheres de sopa de cereais

Segundo lanche
- 1 peça de fruta ou 200 g de vegetais (cenoura, tomate, etc.)

Jantar
- Sopa
- 1 peça de fruta
- Prato com quantidades iguais às do almoço

Ceia
- 125 ml de leite ou iogurte
- 3 bolachas, 1 peça de fruta ou 3 colheres de sopa de cereais

Este plano alimentar, equilibrado em macronutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono), deverá proporcionar a seguinte perda de peso:

Peso inicial 90 kg 85 kg 80 kg 75 kg 70 kg 65 kg 60 kg
Perda de peso mensal 4,8 kg 4,4 kg 3,6 kg 3 kg 2,4 kg 1,8 kg 1,1 kg


Sugestão: Para quem tem peso mais baixo e deseja perder mais do que 1 kg por mês, o jantar deve ser composto por uma boa tigela de sopa, seguida de uma salada que não inclua qualquer gordura no tempero e de uma peça de fruta.

Uma vez que há muitos mitos e crenças relativamente ao que se deve ou não incluir num plano de emagrecimento, ficará em dúvida se deve ou não incluir a fruta nas refeições principais. A fruta é efetivamente um alimento com poucas calorias, o segundo a seguir aos produtos hortícolas. Logo, é um alimento importante a incluir na dieta. Muitas vezes aconselho-a mesmo no início da refeição, antes ou a seguir à sopa e precedendo o prato "principal", para ocupar parte do volume gástrico que, de outra forma, seria ocupado por outra comida mais calórica. No fundo, sopa e fruta, funcionando como supressores do apetite com os benefícios que os supressores químicos não possuem e, sobretudo, sem os malefícios dos mesmos...

Outra questão levantada que poderão querer ver respondida é "como comer em dias de festa?". Ora, partindo do princípio que os dias de festa não são todos os dias, acho que se deve desfrutar dos mesmos, embora sem exageros. Se quiser resistir melhor e não ficar com problemas de consciência, o melhor será nunca se deixar ficar com muita fome e por isso fazer os horários adequados das refeições até ao momento do evento. Comer uma sopa ou uma fruta antes, também poderá ajudar a não ter tanta compulsão pelos alimentos tentadores.

Mas, acima de tudo, é importante apreciar devidamente os alimentos, comendo-os devagar e parando logo que se sentir saciada. E não achar que todas aquelas iguarias são pecados porque, como se diz, "fruto proibido é o mais apetecido"... Aproveite também para dançar pois, além de se divertir, estará seguramente a queimar algumas calorias em excesso e a diminuir o sentimento de culpa que normalmente vem associado àquilo a que chamam "pecado".

E agora ...desfrute do verão!

Adaptado da nutricionista Paula Veloso, in educare.pt