Escola Secundária de Vila Verde

Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis



Ponto 3 – Resumo do Projecto


O actual projecto pretende, em linhas gerais:
facilitar o acesso às TIC, não só ao corpo docente, mas sobretudo à comunidade discente e a toda a restante comunidade escolar, em locais onde não é normalmente viável a instalação/utilização dessas tecnologias;
auxiliar na elaboração de conteúdos didácticos e facilitar a sua consulta utilizando as novas tecnologias;
criar condições que motivem e fomentem a utilização das TIC de forma cada vez mais generalizada, através da realização de projectos que envolvam o intercâmbio de experiências entre alunos de diferentes anos lectivos, áreas curriculares, turmas e disciplinas;
dar a conhecer o vasto leque de aplicativos didácticos (software) disponíveis no âmbito das diferentes áreas curriculares, e cuja utilização através das novas tecnologias se traduza numa maior motivação para a aprendizagem.

Para tal, pretende-se implementar um Sistema de Gestão de Aprendizagem (SGA) - (LMS - Learning Management System), que proporcione a possibilidade de utilização do e-learning como ferramenta para a promoção do sucesso e do desenvolvimento da comunidade educativa.
A implementação desta plataforma de e-learning permitirá o desenvolvimento dos vários sub-projectos que se encontram indicados no ponto 5, nomeadamente: a publicação dos conteúdos educativos desenvolvidos por cada departamento; WebQuests; Livro de Ano Virtual; Jornal Escolar on-line; diferentes sites de tutoria; etc.
A interacção/comunicação, proporcionada por esta plataforma, deverá ser usufruída por toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionários e encarregados de educação), contribuindo para a construção de uma comunidade colaborativa e distribuída com vista a um processo de partilha e discussão de interesses e de ideias expostas por todos os membros da comunidade.


Ponto 4 – Objectivos do Projecto de Actividades

a) Utilização em sala de aula com e pelos alunos
- Promover a utilização das TIC na sala de aula de todas as disciplinas
- Permitir o desenvolvimento integral dos alunos na actual sociedade de informação
- Desenvolver competências transversais dos alunos
- Potenciar a utilização de materiais didácticos relacionados com as TIC nas diversas áreas disciplinares
- Incentivar o recurso à Internet como fonte de informação e pesquisa
- Melhorar a relação interdisciplinar
- Ajudar os alunos na escola e fora dela, possibilitando mais oportunidades de esclarecimento e contactos externos

b) Utilização individual e profissional pelos professores
- Proporcionar condições aos professores para o seu desenvolvimento profissional no âmbito de novas metodologias de ensino
- Aproximar os professores às novas tecnologias de informação e comunicação
- Promover a elaboração/desenvolvimento de materiais pedagógicos com recurso às TIC
- Apoiar o trabalho cooperativo entre professores e/ou grupos disciplinares
- Minimizar o tempo necessário para a execução de tarefas não lectivas
- Proporcionar aos professores oportunidades de actualização e aprofundamento nas mais diferentes áreas do conhecimento e troca de ideias com um abrangente leque de profissionais


Ponto 5 – Actividades a desenvolver e calendarização


1º ano
- Implementação de um Sistema de Gestão de Aprendizagem – SGA – (LMS - Learning Management System):
A plataforma possibilitará a criação de "sítios" distintos, por exemplo:
Sítio de tutoria para comunicação/interacção entre:
-Directores de turma e restantes professores da turma
-Coordenadores de Directores de turma e Directores de turma
-Centro de Formação e professores e funcionários
-Coordenadores de departamento e restantes professores
Sítio de discussão síncrona (chats) e assíncrona (fóruns)
Sítio de divulgação da organização da escola
Sítio dos clubes
Sítio das áreas disciplinares.
- Acção de formação para a comunidade escolar sobre a utilização do SGA
- Produção/publicação de conteúdos didácticos
- Utilização, em sala de aula, de software didáctico específico das várias disciplinas
- Recurso a WebQuests como metodologia de ensino
- Auxiliar os professores directores de turma nos trabalhos de gestão da direcção de turma, simplificando os trabalhos burocráticos associados à função
- Apoio à actividade laboratorial das disciplinas de ciências experimentais (Física, Química, Biologia, Geologia) nomeadamente para utilização de Sistemas de Aquisição e Tratamento Automático de Dados (SATD) com recurso a sensores


2º ano
- Acção de formação para a comunidade escolar sobre a utilização do SGA
- Produção/publicação de conteúdos didácticos sob a responsabilidade de cada departamento curricular
- Utilização, em sala de aula, de software didáctico específico das várias disciplinas
- Recurso a WebQuests como metodologia de ensino
- Elaboração de material para utilização em actividades de substituição de docentes
- Fomentar a criação de um “Livro de Ano Virtual” como actividade extra-curricular para os alunos finalistas
- Criação de um jornal escolar on-line
- Auxiliar os professores directores de turma nos trabalhos de gestão da direcção de turma, simplificando os trabalhos burocráticos associados à função
- Apoio à actividade laboratorial das disciplinas de ciências experimentais (Física, Química, Biologia, Geologia) nomeadamente para utilização de Sistemas de Aquisição e Tratamento Automático de Dados (SATD) com recurso a sensores


3º ano

- Acção de formação para a comunidade escolar sobre a utilização do SGA
- Produção/publicação de conteúdos didácticos sob a responsabilidade de cada departamento curricular
- Utilização, em sala de aula, de software didáctico específico das várias disciplinas
- Recurso a WebQuests como metodologia de ensino
- Elaboração de material para utilização em actividades de substituição de docentes
- Alargar a elaboração do “Livro de Ano Virtual” como actividade extra-curricular aos alunos que terminam o 3º ciclo de escolaridade
- Manutenção do jornal escolar on-line
- Auxiliar os professores directores de turma nos trabalhos de gestão da direcção de turma, simplificando os trabalhos burocráticos associados à função
- Apoio à actividade laboratorial das disciplinas de ciências experimentais (Física, Química, Biologia, Geologia) nomeadamente para utilização de Sistemas de Aquisição e Tratamento Automático de Dados (SATD) com recurso a sensores


Ponto 6 – Nº computadores portáteis necessários

Nº computadores

13 – para professores
14 - alunos

Ponto 7 – Identificação dos professores participantes no projecto

Identificação de professores:

- Pedro Nuno Moreira Brandão
- Isabel Costa
- José Gomes Cruz
- Victor Manuel Marinho
- Luís Figueiredo
- Fernando Jorge Ribeirinha Rei
- Júlio Esteves Dias
- Carlos Jorge Mangas Ferreira



Ponto 8 – Competências a desenvolver ao nível profissional

- Domínio das TIC para utilização em actividades pedagógico-didácticas
- Domínio de software específico para produção e utilização de recursos de Internet
- Diversificação das ferramentas metodológicas/estratégias
- Domínio, ao nível da utilização de ferramentas de e-learning por parte do corpo docente, e ao nível da respectiva implementação, manutenção e desenvolvimento por parte da equipa de suporte.

Ponto 9 – Necessidade de formação e apoio dos professores envolvidos

Formação dos utilizadores finais (corpo docente) na utilização de todo o sistema ao nível das seguintes áreas:
- Sistema Operativo;
- Aplicações de produtividade pessoal (MS-Word, MS-Excel, MS-PowerPoint, e outros;
- Plataforma e-learning a adoptar/implementar;
- Aplicativos didácticos a adoptar/implementar;
- Formação básica sobre redes;
- Utilização da Internet - transferência de ficheiros - ftp, fóruns

Ponto 10 – Departamentos/grupos de docência/disciplinas envolvidas


- Ciências Físicas e Naturais – Física e Química, Biologia e Geologia – Professor responsável: António José Vieira
- Ciências Exactas e Novas Tecnologias – Informática, Matemática – Professor responsável: Jorge Manuel Macedo
- Ciências Empresariais – Fernando Jorge Ribeirinha Rei
- Filosofia e EMRC – Professor responsável: Júlio Esteves Dias
- Línguas – Português, Inglês, Francês – Professor responsável: Maria Manuela Brito Cunha Lino
- Expressões – Ed. Física, Ed. Tecnológica, Ed. Visual - Professor responsável – José Gomes Cruz


Ponto 11 – Número de alunos e explicitação do seu envolvimento

O nº de alunos matriculados nesta escola ronda os 1200.
Pretende-se envolver, para o 3º ano de implementação do projecto, toda a comunidade escolar e, portanto, a totalidade dos alunos da escola.
O envolvimento da generalidade dos alunos prender-se-á com as actividades que envolvam a utilização da plataforma de e-learning criada e as aplicações pedagógico-didácticas desenvolvidas.

No 1º ano de implementação do projecto encontrar-se-ão envolvidos os alunos de 1 a 2 turmas (aproximadamente 50 alunos) que servirão de piloto à implementação da plataforma de e-learning.

No 2º ano de implementação do projecto serão envolvidos os alunos de, aproximadamente 10 turmas (cerca de 280)

No 3º ano de implementação pretende-se que todos os alunos da escola se encontrem envolvidos no desenvolvimento do projecto


Ponto 12 – Produtos/resultados previstos


- Plataforma de e-learning
- Livro de Ano Virtual
- Jornal Escolar on-line
- Todos os materiais didácticos produzidos, que ficarão disponíveis on-line na plataforma de e-learning, nomeadamente:
- Webquests
- Sites criados para comunicação entre os diferentes membros da comunidade educativa
- Blogues
- Apresentações multimédia


Ponto 13 – Avaliação do projecto (intermédia e final)

Produção de relatórios semestrais e anuais de acompanhamento da implementação do projecto.
Realização de inquéritos de satisfação e adesão ao projecto, por parte de todas as entidades envolvidas.
Avaliação externa por parte de uma instituição de ensino superior


Ponto 14 – Regulamento de utilização dos equipamentos

a) para a utilização individual e profissional dos professores

Tendo em conta as actividades a desenvolver nos diferentes anos de implementação do projecto, a forma de envolvimento dos professores exige diferentes regulamentos de utilização.
Assim, para os dois primeiros anos de implementação do projecto, o regulamento de utilização dos equipamentos é o descrito no anexo 1. Para o terceiro ano de implementação do projecto, e para os anos subsequentes, o regulamento de utilização dos equipamentos é o descrito no anexo 2

b) para a utilização dos professores com os seus alunos

O regulamento de utilização dos equipamentos, por professores com os seus alunos, salvaguarda o facto de o envolvimento dos alunos ser crescente com o desenvolvimento do projecto. Assim, a utilização dos equipamentos, no 1º ano, será limitada às turmas piloto, sendo, no 2º ano, alargada às 10 turmas previstas no actual projecto e, a partir do 3º ano a todas as turmas da escola.
Última alteração: terça, 2 de abril de 2024 às 16:06