Gestor de Atividades e Recursos Educativos
Gestor de Atividades e Recursos Educativos
Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES)
Designação da atividade | Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) |
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Escola | Escola Secundária de Vila Verde |
Tipologia | Outras |
Data de início | 1-09-2012 |
Data de término | 21-06-2013 |
Departamentos | Expressões Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 520 - Biologia e Geologia 620 - Educação Física |
Outras Estruturas | PES |
Dinamizadores | Beatriz Santos, Fernanda Costa, Glória Lopes, Rosa batista e Glória Lopes. Para a ocupação dos tempos livres dos alunos: Carlos Mangas, Ana Paula Matos, Júlia Leite, Rosário Calado e José António Costa. |
Público-Alvo | 8º A / 8º B / 9º A / 9º B / 10º A / 10º B / 10º C / 10º D / 10º E / 10º F / 10º G / 10º H / 10º I / 10º J / 10º L / 10º M / 10º N / 11º A / 11º B / 11º C / 11º D / 11º E / 11º F / 11º G / 11º H / 11º I / 11º J / 11º L / 12º A / 12º B / 12º C / 12º D / 12º E / 12º F / 12º G / 12º H / 12º I / 12º J / 12º L / Professores / Curso EFA / Enc. Educação / Comunidade |
Breve Descrição | Com este projeto pretende-se dotar os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde, por isso, ao seu bem estar físico, psíquico e social.O encaminhamento de alunos em situações problemáticas, do âmbito da saúde, para serviços especializados de Centro de Saúde local está igualmente previsto. Este projeto será o resultado da intervenção de vários parceiros. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1M11 Promover um clima tranquilo 1M14 Promover a informação e consciencialização de cada pessoa da sua própria saúde e a aquisição de competências que a habilitem para uma progressiva auto-responsabilização. |
Objetivos | - Contribuir para ajudar os jovens e adolescentes a fazer escolhas informadas; - Desenvolver hábitos e fomentar interesses adequados, na ocupação dos tempos livres, de forma a afastar os nossos alunos do perigo do consumo de substâncias nocivas; - Prevenir consumos de substâncias aditivas e escolha de estilos de vida alternativos; - Ensinar/aprender a dizer NÃO a estilos de vida nocivos da vida humana em geral e dos jovens em particular. - Promover as “boas” práticas alimentares e o exercício físico adequado, como forma de prevenir a emergência de doenças do comportamento alimentar. - Criar contextos educativos favoráveis à informação e formação no domínio das substâncias psicoativas para prevenir o seu consumo. - Educar para uma vida sexual livre e responsável, propiciando escolhas esclarecidas e baseadas nos afetos, prevenir a gravidez precoce e/ou indesejada, o aborto, as doenças sexualmente transmissíveis. - Sensibilizar professores e funcionários para a adopção de atitudes e comportamentos saudáveis, de modo a servir como “modelos” para os alunos;- Estabelecer estratégias adequadas para conseguir a colaboração das famílias no desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde. |