Lista de tópicos

  • Tópico 1

    Como começar?


    Se é a primeira vez que contacta com este tipo de plataforma este poderá ser o local certo para começar.
    A primeira coisa a fazer, se ainda não o fez, é criar uma conta de utilizador. Para tal necessita de ter uma conta de email activa, pois o processo de criação de contas envia um email para validação dos dados.

    A criação de uma conta de utilizador pode ser iniciada a partir da página principal, ou directamente aqui.
    O Nome de utilizador deverá ser constituído, apenas, por caracteres simples, não sendo permitido caracteres especiais (letras acentuadas ou outros símbolos como !"#$%&)
    A Palavra chave deve ser mantida secreta.
    O Endereço de correio electrónico tem de ser introduzido correctamente nos dois campos a ele destinados.
    O Nome e o Apelido têm de ser verdadeiros para permitir que os outros utilizadores (professores ou alunos) identifiquem o utilizador em causa.

    Depois de seleccionar Criar a minha conta o sistema envia um email para o endereço introduzido. Nesse email são dadas instruções para completar o processo de registo. Basicamente encontra-se, nesse email, uma ligação que deve ser seleccionada para confirmar que a conta foi pedida por si.

    Depois, é só começar a utilizar...
  • Tópico 2

    Interacção

  • Tópico 3

    Manuais e Ajudas


    Aqui se encontram alguns documentos que poderão ajudar na realização de trabalho na moodle.
    Nem todos os documentos se encontram em Português.
  • Tópico 4

    Pedido de disciplinas


    Para requerer a criação de uma disciplina deverá aceder à página de pedido de disciplinas e preencher o formulário.

    Nesse formulário deve ser indicado o Nome completo pretendido para a disciplina e um nome curto para a mesma. É usual apresentar, no nome completo, a indicação da área disciplinar a as turmas a que se destina, por exemplo "Francês - 10º X, Y, Z"

    Na justificação do pedido o proponente deve identificar-se convenientemente e, se necessário, indicar o ano lectivo, a disciplina a leccionar, e a(s) turma(s) envolvidas, para verificação da indicação fornecida no Nome Completo.

    A organização da plataforma passa pela atribuição de uma disciplina a um professor para todas as suas turmas de uma mesma disciplina e de um mesmo nível. Assim, um professor que tenha, por exemplo, duas turmas de 7º ano com a disciplina X e duas turmas do 8º ano com a disciplina X verá criadas (se pretender trabalhar com todas as turmas nesta plataforma) duas disciplinas independentes: disciplina X para as turmas do 7º ano e outra disciplina X para as turmas do 8º ano.

    Depois de submetido o Pedido de Disciplina será analisado num prazo que se pretende o mais breve possível.

    Pedidos de disciplina em que o nome completo e/ou nome curto da mesma não cumpram o indicado (deverão, se possível, indicar a disciplina, as turmas a que se destina e o ano lectivo) serão aprovadas e colocadas na área "Diversos" de onde transitarão para a respectiva área disciplinar quando o seu nome se encontrar corrigido.