Lista de tópicos

  • WQ


    Os professores ao implementarem actividades em que os alunos recorrem a pesquisas na Web deparam frequentemente com incapacidades de selecção, análise, interpretação e organização da informação. A ausência destas habilidades básicas por parte dos alunos resulta comummente em cópias completas de trabalhos. Como determinar os usos mais eficazes das novas tecnologias na sala de aula? Como é que estas tecnologias podem realçar os objectivos educativos? Como fazer com que as novas tecnologias e em particular o uso da Internet produzam aprendizagens significativas?

  • Tópico 1

    O que são WebQuests?


    Em 1995, Bernie Dodge, professor de tecnologia educativa da Universidade Estatal de San Diego, em colaboração com Tom March concebeu o modelo WebQuest que define como uma actividade de pesquisa orientada, na qual a informação com que os alunos interagem provém total ou parcialmente de recursos na Web.

    As WebQuests enquadram-se numa perspectiva educativa construtivista porque exigem que os alunos transformem a informação que eles adquiriram em novo conhecimento que eles podem usar, e colaborativa/cooperativa porque os alunos trabalham em grupo partilhando conhecimentos, experiências  e responsabilidades.

    De um modo geral a estrutura da WebQuest comporta 5 componentes:

    Introdução - onde o tema é apresentado de forma apelativa;

    Tarefa - onde os alunos ficam a saber o que têm a fazer;

    Processo - descreve a forma como os alunos se devem organizar e todas os passos para realizarem a tarefa e disponibiliza, à medida que vai sendo necessário, as ligações para páginas com a informação a consultar;

    Avaliação - são indicados os critérios para avaliar o desempenho dos alunos.

    Conclusão - resume as vantagens da experiência e lança novos desafios.

    Uma WebQuest de curta duração deverá compreender um período de realização entre uma a três aulas e destina-se à aquisição e integração de conhecimentos.

    As WebQuests de longa duração têm como objectivo alargar e aperfeiçoar o conhecimento e deverão ser realizadas num período de uma semana a um mês.

  • Tópico 2

    Conselhos para criar uma WebQuest


    1. Seleccionar um tema do programa que exija pesquisa na Web e cuja leccionação possa beneficiar com o recurso às novas tecnologias educativas.

    2. Escolher uma tarefa estimulante que obrigue os alunos a pensar, que seja algo mais do que simplesmente responder a perguntas concretas sobre factos ou conceitos, que obrigue os alunos a trabalharem a informação.

    3. Procurar sítios interessantes e relevantes para o tema a abordar.

    4. Aproveitar todos os meios que a Internet oferece para além da Web, como por exemplo o correio electrónico, fóruns, vídeos, etc.

    5. Proporcionar suportes a que os alunos recorrem até que alcancem o nível de competência para realizarem a tarefa ou conceber o produto final sem ajudas.

    6. Organizar os alunos e os recursos educativos de forma a que os computadores sejam bem utilizados e cada aluno desempenhe um papel significativo ao longo de toda a actividade.

  • Tópico 3

  • Tópico 4

    WebQuest de Estatística para os alunos do 10º E


  • Tópico 5

    Fotos da turma 10ºE durante as sessões com a WebQuest


    Aqui estão algumas fotos que tirei com a vossa autorização. Se quiserem posso colocar mais à medida que avançamos nas sessões.

  • Tópico 6

    Sessão de formação sobre WebQuest - 07/05/2008


  • Tópico 7

    Portal das WebQuest em Português


    João Batista Bottentuit Junior desenvolveu um portal educacional de WebQuests. Nas palavras do autor este portal surgiu do interesse em criar um ambiente virtual, que fosse de fácil utilização, para consultas de materiais como sejam: artigos, teses, conteúdos e novidades relacionadas com estratégia das WebQuests e, ao mesmo tempo, servir de espaço para que os utilizadores, possam também, obter um feedback de professores e avaliadores sobre o potencial educativo desta estratégia educativa. O Portal contém ferramentas de comunicação (fórum, blog, etc. ) para promover a troca de informação e conhecimento, contribuindo assim para a construção de uma comunidade virtual de professores, profissionais e alunos que se interessam pela temática das WebQuests.

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10